KARATÊ

 

A palavra Karate é de origem japonesa que significa mãos vazias. O significado de mãos vazias pode ser definido como: Lutar sem armas, usando corpo e mente, braços e pernas e todo e todo o corpo como uma arma para a defesa pessoal. Mestre Funakoshi insistia ainda que “mãos vazias” podia ter o sentido de esvaziar a mente, livrar-se do egoísmo e do apego desesperado pela matéria. As Artes Marciais tem suas origens nos séculos V e IV antes de Cristo, em países como Índia, China e Japão.

Conta a história que em 520 AC um monge budista, “Hindú”, BODHIDHARMA (Daruma em japonês), viajou para a China para ensinar o budismo. Chegando a China Daruma habitou o templo de Shaolin onde passou a ensinar sua filosofia. Muitos de seus discípulos foram incapazes de acompanhar o treinamento devido a pobre condição física. Então Daruma lhes ensinou um método de condicionamento físico através do qual os monges recuperaram a energia corporal e espiritual. Mas o estudo aprofundado e desenvolvido das Artes Marciais deu-se em OKINAWA, ilha situada a sudoeste do Japão. Vários mestres vindo da China para esta ilha trouxeram seus conhecimentos de artes marciais e cultura. A ilha de Okinawa por ser um porto para vários navios acontecia uma grande troca de informações, um verdadeiro intercambio de informações e conhecimentos sobre a arte de combate pela grande variedade de povos que passavam por esta ilha. O Karate desenvolveu-se na ilha de Okinawa nas três principais cidades:

SHURI – Cidade onde a realeza e os nobres viviam. O estilo de luta desta cidade era denominado Shuri-tê e o grande mestre era Soken Matsumura.

NAHA – Cidade onde ficava situado o porto da ilha de Okinawa. O estilo desta cidade era denominado Naha-tê e o grande mestre foi Kanryo Higaonna.

TOMARI – Cidade habitada por militares que possuíam habilidades em várias artes de combate. O estilo de luta era o Tomari-tê e seu grande mestre foi Kosaku Matsumura.


Conheça mais sobre o Karatê nos links: